Como colocar concorrente pra mamar?

Contratando o Lucas



Todas as empresas e pessoas que possuem um site compartilham um objetivo em comum: fazer com que mais pessoas cheguem até ele. O site é a porta de entrada para qualquer negócio hoje em dia, o que aumentou e muito a importância de trabalhar o SEO em cada página.

Ah, você já tinha ouvido falar dessa sigla? Note que ela é diferente de CEO ein! Se ainda não conhecia ela e chegou até aqui, certamente já ouviu falar do Google, certo?

Toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores – e o Google é o principal – procuram indexá-la para que seja encontrada por quem a procura pelo assunto que ela fala.

Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet, não é mesmo? E é justamente isso que faz a concorrência ser tão grande para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa.

Afinal, como fazer para uma página aparecer na frente das outras?

É aí que entra o trabalho de SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Aqui tem um vídeo rápido que resume bem os motivos que fazem do SEO um fator tão relevante para o sucesso de qualquer negócio:

Nesta página, você pode estudar tudo sobre SEO, do básico ao avançado. No topo há um índice para encontrar o capítulo desejado.

Mas, se quiser ler desde o começo, nada mais justo do que começar pela história.

História do SEO

Em 1993 surgiu o Architext, considerado o primeiro buscador da internet (que se tornou o Excite). Com o sucesso, novos sites semelhantes surgiram, como Yahoo! (1994) e, finalmente, o Google (1997).

Fundado por Larry Page e Sergey Brin, o Google foi criado para ser uma ferramenta de busca de larga escala e “organizar a internet”, usando a estrutura de links para determinar a relevância das páginas de acordo com a busca do usuário, ideia inspirada no meio acadêmico: um artigo ou pesquisa científica que recebe citações de revistas e artigos de outros autores, principalmente os que têm melhor reputação, são considerados mais confiáveis.

Seguindo essa lógica, foi desenvolvido o revolucionário PageRank: uma métrica de 0 a 10, criada por Larry Page e calculada pela quantidade e qualidade de links recebidos.

Ler Mais